FACULDADE !!! E agora ?!

17:56


       Olá pessoal, tudo bem ?

      Fiquei essa semana que passou sem postar aqui no blog, pois foi uma semana pesada na escola com conteúdos acumulados e estudando pro vestibular que fiz ontem.
      Bom, pra quem não sabe, estou no 3º ano do Ensino Médio e estou fazendo alguns vestibulares, este domingo teve o 1º Exame de Qualificação da UERJ, e eu fiz a prova, um pouco desanimada por conta das greves mas custa nada tentar.

     E resolvi fazer posts relacionados a faculdade, pra ajudar quem ainda não sabe muito bem qual curso escolher, etc.


     Hoje eu vou falar um pouco sobre como decidir qual curso fazer. As coisas que vou falar aqui pra vocês, foram as que me ajudaram de verdade. 

  •    Primeiro de tudo você precisa saber as coisas que você gosta, tira por exemplo na escola, as matérias que você gosta, se você é de humanas ou de exatas. Eu por exemplo, sou de humanas, no máximo algumas coisas de matemáticas, mas nada que seja absurdo, matemática digamos que "simples" um exemplo é Administração. 
  •    Como eu disse, você precisa primeiramente separar as matérias que você gosta. Depois, acho legal você fazer isso em um papel, você pode colocar também coisas que você gosta de fazer, se gosta de ler, de escrever, desenhar, praticar exercícios, quanto mais opções melhor. No meu caso, eu citei: ler, escrever, fotografar, internet (blogs, youtube). 
  •   Depois que fizer isso, você já pode ir pesquisando cursos que trabalham com coisas que realmente você gosta, uma dica é fazer esses Testes Vocacionais pois ajuda bastante e também pesquisar a grade curricular do curso que você tiver em mente ou que mais se identifica com você. 
  •   Outra dica é você sempre ter mais que um curso em mente, sempre pensar em uma segunda opção, pois caso você não goste tanto do curso e queira trocar, você sabe pra onde ir, mas nunca perca o foco. Citar meu exemplo, tenho algumas opções em mente: Publicidade, Direito ou Jornalismo. Estou focando em Publicidade, mas quem sabe até o final do ano eu ainda não começo a me interessar por outro curso, sou meio louca e tenho uma curiosidade que nem eu consigo entender rs.

      Vou dizer algo bem clichê mas eu realmente acho isso, faculdade você precisa sim escolher o que você gosta, muitas pessoas dizem que não é isso pois têm cursos que não vale a pena porque não ganha dinheiro. Gente, faculdade são 4, 5 anos ou mais, se você fizer algo já pensando no lucro não dá muito certo, e também fazer algo por 4 ou  5 anos sem gostar realmente, quem aguenta?  Então, acho que precisa sim pensar no que você gosta, mesmo se seus pais não acharem correto.   
   Continuando...

  •  Uma dica legal também, é caso você esteja em dúvida, conversa com algum amigo que faça o curso que você está em dúvida e vai na faculdade dele, assiste algumas aulas pra ver se você realmente se identifica, e também como eu citei a questão da Grade curricular e olhar as matérias e tal.
  •  Gente, essa é a última rs. Uma ótima ideia é tentar concurso público, hoje em dia é muito difícil conseguir um trabalho fixo que te dê toda assistência e que você não precise ficar com medo de ser despedido, tudo bem que no caso de emergência qualquer emprego ajuda. Mas acho válido a ideia de procurar estudar e passar em algum, existem diversos concursos que só precisa ter o Ensino Médio Completo, Concursos Militares, etc. 
     Então gente, acho que este post já está enorme rs. Qualquer dúvidas se vocês quiserem mais algumas dicas eu faço outro post pra vocês. Ah e se vocês gostam desse tipo de assunto comentem, que eu continuo fazendo posts sobre isso. Espero que vocês tenham gostado e fiquem de olho que já estou pensando em um próximo assunto sobre Faculdade. Um grande beijo, até o próximo post ! 

You Might Also Like

4 comentários